
SOBRE A SILVA JARDIM

Escola de referência, desde 2008, iniciamos uma nova fase do ensino, onde o caminho seria promissor. As EREMs passaram a apresentar uma matriz curricular voltada para o ensino propedêutico integral, assim sendo, uma educação que não visava apenas a formação dos conhecimentos cognitivos, mas regida por uma filosofia na qual o ser, é na história, o sujeito, interventor na realidade e no seu quadro social, com o propósito de modificá-los.
O sistema pedagógico tem maior abrangência, em relação ao corpo escolar. O gestor, estimula a participação coletiva na concepção de Projeto Político Pedagógico da escola e acompanha o desenvolvimento. A filosofia de Educação Interdimensional recebe o incentivo e participação de todos os educadores, com monitoramento pedagógico da aprendizagem gerado na escola, ao final de cada bimestre. Tal ação viabiliza acompanhar os efeitos da aprendizagem e a evolução interdimensional dos discentes. O jovem detém de um maior envolvimento nos processos educacionais, com Projeto de Protagonismo Juvenil, que acontece, por exemplo, nas oficinas de acolhimento dos estudantes novatos por veteranos no início do ano letivo, na monitoria de atividades escolares supervisionadas por professores e nos jogos escolares.
Atenciosamente,
Profa. Keila Lima
Gestora da escola
Nossa filosofia

O Programa de Educação Integral fundamenta-se na filosofia da educação interdimensional, estudada pelo professor Antônio Carlos Gomes da Costa, que defende a construção do ser humano na sua inteireza, ou seja, nas suas quatro dimensões: cognitiva, afetiva, espiritual e da corporeidade. Portanto, é fundamental a formação de todos os educadores nessa filosofia para a construção de escolas baseadas nessa concepção educacional. A essa filosofia, vem somar-se o planejamento estratégico aplicado a área educacional, experiência desenvolvida numa das escolas pela professora Ivaneide Lima, que resultou no livro da Tecnologia Educacional Aplicada a Resultados (TEAR), que se propõe a trabalhar o planejamento estratégico aplicado às escolas, tendo essas instituições a obrigatoriedade de elaborar um Plano de Ação, com o acompanhamento da referida autora.